TEMA 1 - Debate sobre Relações Interpessoais;

Teorias das Relações Interpessoais:

A) Teoria do Reforço;

B) Teoria da Troca Social;

C) Teoria da Equidade;

D) Teoria da Atribuição;


A)Teoria do Reforço - Desenvolvida inicialmente pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner (considerado como um dos pais da psicologia comportamental), a Teoria do Reforço, conclui que as acções com consequências positivas sobre o individuo que as pratica tendem a ser repetidas no futuro, enquanto o comportamento que é punido tende a ser eliminado. As consequência são positivas sempre que as pessoas sentem prazer com a sua própria performance. Segundo esta teoria, o comportamento das pessoas pode ser influenciado e controlado através do reforço (recompensa) dos comportamentos desejados e ignorando as acções não desejadas (o castigo do comportamento não desejado deve ser evitado na medida em que tal contribuiria para o desenvolvimento de sentimentos de constrangimento ou mesmo de revolta). Skinner defende mesmo que o comportamento das pessoas pode ser controlado e enformado por longos períodos de tempo sem que estas se apercebam disso, inclusivamente sentindo-se livres.
Uma técnica defendida por Skinner é a modificação do comportamento organizacional que consiste na aplicação da Teoria do Reforço aos esforços para a mudança nas organizações e assenta em dois princípios basilares: primeiro as pessoas actuam da forma que acham mais gratificante e recompensadora; segundo, o comportamento pode ser influenciado e determinado pela gestão das recompensas a ele associadas.


B) Teoria da Troca Social: é uma teoria econômica social que parte do pressuposto de que as relações humanas são baseadas na escolha racional e na análise de custo-benefício. Se os custos de um dos parceiros passa a superar seus benefícios, a outra parte pode vir a abandonar a relação, especialmente se houverem boas alternativas disponíveis.


C) Teoria da Equidade: focaliza a relação dos resultados para os esforços empreendidos em relação à razão percebida pelos demais, existindo assim a EQUIDADE. Porém quando essa relação resulta em um sentimento de desigualdade, ocorre a INEQUIDADE, podendo esta ser negativa, quando o trabalhador recebe menos que os outros e positiva, quando o trabalhador recebe mais que os outros. Se alguma dessas duas condições acontecem, o indivíduo poderá comportar-se da seguinte forma:
- Apresentará uma redução ou um aumento em nível de esforço;
- Poderá fazer tentativas para alterar os resultados;
- Poderá distorcer recursos e resultados;
- Poderá mudar de setor ou até de emprego;
- Poderá provocar mudanças nos outros;
- E por fim, poderá trocar o grupo ao qual está a ser comparando.
A equidade é subjetiva: o que pode parecer justo para o superior, pode não parecer justo para o subordinado, por isso, a maior importância recai sobre o que o ambiente percebe com justo e não sobre o que o "gerente" acredita ser justo.


D) Teoria da Atribuição: preocupa-se com as modos pelos quais as pessoas explicam ou atribuem o comportamento dos outros. A teoria divide o modo como as pessoas atribuem causas aos eventos em dois tipos que são as atribuições externas ou "situacionais" dão causalidade a um factor externo, tal como o clima e atribuições internas ou "disposicionais", que dão causalidade à factores internos ao indivíduo, tais como habilidade ou personalidade.

EXPLORAÇÃO DE CONCEITOS

Situação de Aceitação: aceitação manifesta-se no reconhecimento do valor do outro e no respeito pela diferença, implica olhar e ouvir, dar atenção, compreender o ponto de vista do outro, praticar a empatia. A reciprocidade na aceitação constitui um verdadeiro ideal ético para as relações humanas: aceito o outro e o outro aceita-me, comunicamos e crescemos em conjunto, mantemos as nossas singularidades e pontos de vista, mas dialogamos e mudamos em conjunto.


Situação de Reciprocidade: O processo ensino-aprendizagem constitui um processo de reciprocidade, pois hoje em dia pretende-se que cada aluno seja construtor do seu próprio saber, assumindo uma postura activa na aprendizagem e em que o professor assume um papel de orientador das actividades e promotor da busca do saber. Apesar da Escola assumir um papel privilegiado no processo de formação integral dos alunos, precisa de estabelecer laços estreitos com os Encarregados de Educação, implicando-os nesse mesmo processo. É neste contexto de trabalho cooperativo que a reciprocidade torna as relações interpessoais frutíferas.

Situação de Afiliação: A afiliação é um aspecto básico do comportamento humano, cujas variáveis fundamentais são a dependência de ajuda ou de referência (Neto, 2000:143). O processo de afiliação promove uma integração social, assim como concede o sentimento de sermos competentes e estimados, de entreajuda e de co-responsabilidade uns pelos outros (Neto, 2000:145,146).
Neste processo de afiliação criam-se relações de interdependência, condição essencial da vida social, na medida em que o ser humano faz parte de uma rede de conexões que coloca cada pessoa em dependência recíproca das demais. “Descobrindo o outro, descobre-se a si próprio”, na autonomia e na dependência, ou seja, na interdependência (Prette & Prette, 2007:219). A afiliação poderá realizar-se através de pequenos gestos de cada um de nós, reduzindo a potencialidade do conflito inerente à revolta de não se ser amado e reconhecido como ser humano.


Situação de Rejeição: A rejeição é o oposto da aceitação. A rejeição impede a socialização por parte de quem é “rejeitado” e, até, pode levar a que o mesmo reflicta essa rejeição ao nível das suas atitudes face a todos aqueles com quem se interrrelaciona. O mais frequente é acabarem por eles próprios revelar comportamentos menos amigáveis e afectuosos, assumida como uma forma de auto-defesa. Em casos de total rejeição por parte do grupo de pares, como acontece em meio escolar, é frequente adoptarem o isolamento, presente numa das quatro funções humanas que as atitudes envolvem, porque consciencializados da sua impopularidade e, como resultado dessa rejeição, o seu desempenho escolar seja marcado pelo insucesso.


Situação de Interdependência: A interdependência é um conceito cujo âmbito de estudo teve início na Psicologia e que aparece associado à necessidade de filiação, instinto gregário, desejabilidade social e atracção interpessoal (Del Prette e Del Prette, 2007: 217). Ela é um dos traços essenciais do ser humano que, só se realiza plenamente na interacção com outros, num sistema de relações que lhe possibilita a descoberta da sua singularidade e a actuação de criação conjunta de si e dos sistemas em que se encontra incluído. Numa análise mais profunda, pode considerar-se que a interdependência se torna condição sine qua non do estabelecimento de relações interpessoais, na medida em que cada indivíduo se encontra envolvido numa teia infinita de relações com muitos outros indivíduos.
De acordo com Del Prette (2007:219), é através da interdependência que o indivíduo se vai descobrindo a si próprio em conexão com o “outro”.

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