Tema 3- Perspectiva dialógica das Interacções

A TUTORIA

NORMATIVOS



O tutor é a figura que monitoriza a actividade do aluno e regula a sua aprendizagem. A implementação de sistemas de tutorias nas nossas escolas, confrontadas com uma significativa heterogeneidade cultural e social, é crucial. Em matéria legislada, o apoio em tutoria está previsto desde 1993, através do Despacho 178-A/ME/93, que definia que o apoio pedagógico podia revestir a modalidade de tutoria, ideia posteriormente recuperada pelo Despacho Normativo nº 50/ 2005 e pelo Decreto-Lei nº 75/ 2008 (22 de Abril).

COMPETÊNCIAS ATRIBUIDAS AO PROFESSOR TUTOR



- Desenvolver medidas de apoio aos alunos, designadamente de integração na turma e na escola e de aconselhamento e orientação no estudo e nas tarefas escolares;
- Promover a articulação das actividades escolares dos alunos com outras actividades formativas;
- Desenvolver a sua actividade de forma articulada, quer com a família, quer com os serviços especializados de apoio educativo, designadamente os serviços de psicologia e orientação e com outras estruturas de orientação educativa.

Pede-se ao professor tutor que dê um acompanhamento mais atento e mais próximo a um aluno ou a um grupo de alunos. Essa tarefa só pode obter sucesso se ele souber definir bem as prioridades e promover um trabalho de cooperação com todos quantos nele devem ser envolvidos. É também fundamental que ele consiga estabelecer empatia com o(s) aluno(s) a seu cargo, sem com ele(s) e com os seus problemas se identificar, já que muitas vezes a carga emocional se torna demasiado pesada.

DIFICULDADE E PERFIL DO TUTOR


A boa vontade e o voluntarismo com que os professores se entregam pode não ser suficiente para se alcancar os objectivos pertendidos com a tutoria. O primeiro grande problema que se coloca é a formação insuficiente. O segundo é o perfil do professor tutor. Nem todos temos perfil para sermos tutores e um professor que não se enquadre nesse perfil, por mais que tente estará condenado, o seu trabalho, ao fracasso e consequente desânimo. A designação por parte do Director do professor tutor deverá ter em conta os seguintes aspectos:

- Ser professor da turma;
- Ser docente profissionalizado no mínimo com cinco anos de experiência ou ter formação específica na área;
- Ter facilidade em relacionar-se, nomeadamente com os alunos e respectivas famílias.
- Ter capacidade de negociar e mediar em diferentes situações e conflitos.
- Ter capacidade de trabalhar em equipa.
- Não deve acumular as funções de tutor e Director de Turma.

É também necessária uma grande colaboração entre todos os serviços e recursos que possam estar envolvidos, quer sejam da escola (o Serviço de Psicologia e Orientação, os professores do Ensino Especial, a sala de estudo, os clubes, os animadores de recreio), quer sejam exteriores a ela (o Instituto de Reinserção Social, os Centros de Saúde locais, etc.). Sempre que for possível, a colaboração da família é também de vital importância. Dentro da escola é preciso envolver, em primeiro lugar, o conselho de turma. Os restantes serviços e recursos a envolver serão selecionados conforme as características de cada caso.



EXPERIÊNCIA PESSOAL


Durante o meu percurso como professor passei por 4 escolas diferentes (uma em regime de acumulação de funções) e em 2 delas existia a figura do professor tutor. Uma delas era pública outra é uma escola profissional privada. Na escola profissional existiam algumas situações de dificuldades de integração na escola ou na turma, principalmente por parte dos alunos cabo verdianos que frequentavam a escola e comportamentos perturbadores, nas aulas e nos diferentes espaços da escola. Na turma a que leccionava aqueles miúdos eram terríveis, só estavam bem a fazer asneiras e faltavam imenso e as tuturias revelaram-se muito positivas para com estes, a meio do ano lectivo tornaram-se alunos muito mais calmos, compreensivos, o seu linguajar tornou-se mais adequado ao contexto escolar e passaram a faltar muito menos.
A figura do tutor na escola pública onde leccionei existia para os alunos que frequentavam os cursos CEF e Profissionais e também aqui as tutorias revelavam-se eficazes. Esta escola previa no ser Regulamento Interno a existência do professor tutor e no artigo 71º indicava qual o perfil do mesmo bem como o perfil do aluno tutorado.
Perante a minha experiência o papel do professor tutor é fundamental na integração e na superação das dificuldades que os alunos tuturados pois ele vai apoiar individualmente e de uma forma diferenciada alunos que apresentam problemas sociais e/ou comportamentais, bem como cognitivos.


REFLEXÃO


A evolução escolar em Portugal levou a que o ensino deixasse de ser de elites e passa-se a ser de massas. Hoje em dia chegam à escola alunos de diferentes culturas, etnias, etc… As desigualdades situam-se nos domínios social, cultural, económico e até de saúde. As discriminações positivas são tentativas de solucionar a discriminação negativa com que os menos favorecidos chegam à escola. É nesse contexto que surge a figura de professor tutor. São diversas as situações em que se faz sentir a necessidade de um aluno ser acompanhado por um professor tutor, tais como: dificuldades de integração na escola ou na turma; comportamentos altamente perturbadores, nas aulas ou noutros espaços da escola; grandes necessidades educativas especiais.Exercer as funções de professor tutor não é fácil, pois são inúmeras as dificuldades com que este se depara, nomeadamente a falta de formação, a necessidade de encontrar estratégias de intervenção adequadas a cada situação, procurar envolver o máximo de recursos possível quer sejam da escola ou do exterior bem como a família, pois a colaboração desta é de vital importância. Para que o desempenho de tão importante função se revista de sucesso é necessário que o professor seja capaz de saber muito bem definir prioridades e promover um trabalho de cooperação com todos quantos nele devem ser envolvidos. É também fundamental que ele consiga estabelecer empatia com o(s) aluno(s) e inteirar-se por completo dos seus problemas.

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