TEMA 4 - Conflito e Intervenção para o Desenvolvimento na e da Escola;

Bullying é um termo utilizado para descrever atos de violência física ou psicológica, intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou grupo de indivíduos com o objetivo de intimidar ou agredir outro indivíduo (ou grupo de indivíduos) incapaz(es) de se defender. Também existem as vítimas/agressoras, ou autores/alvos, que em determinados momentos cometem agressões, porém também são vítimas de assédio escolar pela turma.


Sinais que podem indicar que uma criança é vítima de bullyng:

-Alterações no humor; -Abatimento físico e psicológico; -Alheamento e falta de paciência; - Introspecção; - Resultados escolares em queda; - Queixas físicas permanentes (dor de cabeça, de estômago, fadiga); - Irritabilidade extrema, inércia.


Cyberbullying
A evolução da novas tecnologias levou a desenvolvimento de diversas formas de comunicação, entre elas as redes sociais. Para além da ajuda que estas ferramentas no proporcionam, tornam-se tambem elas numa poderosa e eficaz arma de humilhação e destruição da imagem social.O cyberbullying é um tipo de violência particular que é prepertada recorrendo ao uso das TIC. A violência online pode converter-se em situações de risco grave para os menores, na medida em que o meio empregue para a difusão da informação difamatória e humilhante constitui uma plataforma de difisão de conteúdos que permitem a difusão de imagens e vídeos. A principal diferença entre o Bullying e o Ciberbullying é que este assume-se como uma forma indirecta de agressão, já que o agressor usa a s TIC para amnter o anonimato. Outra garnde diferença é que este tipo de agressão rapidamente se torna pública. O cyberbullying pode funcionar como o reforço de uma situação de bullying anterior.

Perfil do individuo que pratica o bullying:



Os agressores são indivíduos que têm pouca empatia. Frequentemente, pertencem a famílias desestruturadas, nas quais não há relacionamentos afectivos entre os seus membros. Os pais exercem uma supervisão fraca sobre os seus filhos, toleram e oferecem modelos errados para solucionar conflitos ou comportamentos agressivos.


Efeitos do bullying sobre os jovens:
- Depressão reactiva, uma forma de depressão clínica causada por eventos exógenos; - Stress de desordem pós-traumática; - Torna-se também um agressor; - Ansiedade; - Problemas gástricos; - Dores não especificadas; - Perda de auto-estima; - Medo de expressões e emoções ; - Problemas de relacionamento; - Abuso de drogas e álcool; - Auto-mutilação; - Suicídio (também conhecido como bullycídio).

Consequências do bullying a nível escolar:

- Níveis elevados de faltas escolares (absentismo); - Alto nível de faltas indisciplinares por males menores; - Desrespeito pelos professores.

As testemunhas do bullying:

Estes, ao assistirem às situações de ameaça ou humilhação, ficam chocados, mas não conseguem reagir.Muitas vezes, sentem-se mesmo culpados por nãoterem intervido ou procurado ajuda. No entanto, acabam por recear serem as próximas vítimas. Este medo leva a que muitas vezes reajam de forma semelhante à própria vítima: tentam evitar a situação e podem mesmo desenvolver sintomas físicos, tais como dores de cabeça e de estômago.

O que pode a escola fazer para prevenir o bullying?

O insucesso escolar acumulado é fonte de frustração, podendo a revolta que dele resulta traduzir-se em actos de violência. O combate ao insucesso é uma poderosa estratégia para reduzir a violência escolar, passando esta por medidas como: gestão flexível do currículo, adopção de medidas educativas especiais para alunos com NEE, adaptação dos processos de avaliação.

Reflexão

A consciencialização de toda a comunidade educativa para as questões relacionadas com a violência em contexto escolar e a adopção de políticas de tolerância zero relativamente a ela é também fundamental. Os professores devem sensibilizar os alunos para o problema do bullying, aproveitando as aulas de Formação Cívica para abordar este tema e para lhes transmitirem técnicas de prevenção da violência ao longo do seu percurso escolar. Por outro lado, os professores, os auxiliares de acção educativa e os encarregados de educação devem receber formação no sentido de adquirirem conhecimentos sobre estratégias de gestão da raiva e alívio do stress, assim como outras informações indispensáveis à implementação de soluções para prevenir a violência. A família tem também um papel determinante no combate à violência escolar. Sempre que a ligação entre ela e a escola é fomentada, estão a ser dados passos importantes no combate ao bullying, uma vez que o trabalho conjunto de pais e professores é determinante para identificar e retirar o papel de vítimas e agressores a alunos que, por qualquer motivo, o assumiram.

TRABALHO
http://pt.calameo.com/read/0007875353712f581de6d

VIDEOS
http://www.youtube.com/watch?v=ZFn1jUo6HR8

http://www.youtube.com/watch?v=8wXONnhaUCI&feature=related

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