REFLEXÃO FINAL

REFLEXÃO CRITICA


"Para ser feliz, uma pessoa tem de aprender a viver com os outros. Mas, ates de mais, tem de aprender a viver consigo mesma, porque é a sua única companhia de todos os dias e de todas as horas. Quem gosta de si, cultiva relações humanas positivas." (Estanqueiro, 2009).


EM QUE MEDIDA ESTA UC FOI AO ENCONTRO DAS EXPECTATIVAS
Os temas em análise foram pertinentes e permitiram uma aprendizagem ou aprofundamento dos conhecimentos já adquiridos ao longo do meu processo de formação. Objectivos como: - Identificar agentes, intencionalidades e especificidades contextuais das interacções em âmbitos educativos e formativos; - Analisar as relações interpessoais, em contexto educativo, à luz das perspectivas sistémica e dialógica; - Conhecer dimensões fundamentais do conflito e do bulling, em contextos educativos; - Conhecer formas de intervenção para uma cultura de convivência em âmbitos educativos. Foram alcançados bem como a aquisição das seguintes competências: - Identificar matrizes teóricas subjacentes aos diferentes modelos das relações interpessoais, nomeadamente a matriz dialógica; - Propor esquemas de intervenção no domínio das relações grupais e diádicas entre professores e alunos, em contexto escolar; - Caracterizar diferentes tipos de conflito e de bulling e de perspectivar estratégias de intervenção diferenciadas e adequadas à especificidade de cada contexto.

DIFICULDADES SENTIDAS AO LONGO DO SEMESTRE E ESTRATÉGIAS QUE IMPLEMENTOU PARA AS ULTRAPASSAR
As dificuldades sentidas ao longo do semestre foram algumas, nomeadamente a falta de tempo para a execução das tarefas, no entanto, com empenho, dedicação e rigor as dificuldades foram sendo superadas.

QUALIDADE E PERTINÊNCIA DO MATERIAL DISPONIBILIZADO.
O material disponibilizado foi muito útil e bastante pertinente e de muito boa qualidade o que permitiu uma maior e melhor compreensão das matérias em causa.

MATERIAIS PRODUZIDOS
As intervenções pessoais basearam-se na leitura da bibliografia apresentada pela professora bem como numa complementaridade propiciada pelas diferentes pesquisas na Internet, de forma a enriquecer as minhas intervenções. A minha visão pessoal também esteve presente nas intervenções, pois penso que é sempre enriquecedor a nosso concordância ou a nossa visão critica dos factos.
Nos trabalhos de grupo o trabalho colaborativo e a permanente interacção entre os colegas foi a nota dominante e isso permitiu obter trabalhos com qualidade.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Em face do referido anteriormente, permito-me concluir que: - desenvolvi o esforço possível para atingir os objectivos propostos bem como as competências, embora reconheça que a falta de tempo me impediu de, provavelmente, ter tido um trabalho continuo e permanente no desenvolvimento do webfólio; - mantive boas relações com todos os colegas; - todo o trabalho, ao longo do semestre foi efectuado com dedicação, rigor e empenho;

CONCLUSÃO
A reflexão crítica está concluída, tal como recomendação da ilustre professora Luísa Aires, no âmbito da disciplina de Relações Interpessoais e Contextos Educativos, inserida no Mestrado em Supervisão Pedagógica.
Atendendo ao meu desempenho nesta UC reconheço que aprendi muito e que ainda terei muito a aprender, mas fiquei muito satisfeito com o meu desempenho, no entanto fico com a sensação que poderia ter feito mais, mas a minha disponibilidade também não era muita fruto dos cargos que tinha atribuídos nesta ano lectivo e que muito tempo me ocuparam.
Penso que os conteúdos abordados nesta UC me darão maiores competências no desempenho das minhas funções como professor, pois na nossa profissão o relacionamento interpessoal é fundamental e tendo em conta as diferentes personalidades das pessoas com quem nos relacionamos, devemos escolher a forma mais acertada de lidar com elas. A atitude e compreensão aliadas a um diálogo afirmativo, à sabedoria de saber perguntar e, acima de tudo, de saber ouvir, são condições vitais para que se estabeleça uma boa comunicação. Considero que esta UC me fez “olhar” para as relações humanas de uma forma diferente.
Tenho a certeza que os argumentos que apresentei nesta reflexão e o webfólio que desenvolvi são uma garantia sobre a qualidade do meu trabalho e dedicação que não deixarão de pesar na apreciação de quem tem a ingrata missão de avaliar.


PLANO DE INTERVENÇÃO

Sem comentários:

Enviar um comentário